quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Baguete(s)

Bom dia! A minha primeira experiência a fazer baguetes... Esta a "receita-mãe" que deu origem à receita "pão-baguette com salpicão"... e depois desta, decici que irão haver várias mais, se Deus quiser. Ficaram fantásticas!


Ficaram bem fofas por dentro e douradas por fora, como podem ver nas fotos. Além disso, estas que fiz têm Vitamina D devido ao fermento especial da Lallemand, Activa Vita D. Aqui em casa, sairá outra fornada ainda esta semana!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Para esta receita vamos precisar de:


  • 1kg de farinha
  • 1 saqueta de fermento (Activa Vita D)
  • 1 pitada de sal
  • 720ml de água
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Num alguidar coloca a farinha, o fermento e o sal. Acrescenta a água e envolve com uma colher (de pau). Depois, amassa durante 4~5 minutos... Deixa levedar "em local abrigado" por 40 minutos...

Passado esse tempo, coloca a massa numa banca enfarinhada e molda uma baguete grande. Corta-a com uma faca, dividindo-a em 7~8 partes idênticas. Molda cada uma dessas partes numa fina baguete e coloca-a num tabuleiro polvilhado com farinha. Com uma faca, faz cortes para dar o efeito das baguetes e deixa levedar novamente ("em local abrigado") por uma hora... 

Depois de terem levadado por uma hora, polvilha com um pouco de farinha e leva ao forno (pré-)aquecido o forno a 220ºC. Coloca também no forno (por baixo) um tabuleiro com água a ferver. Deixa as baguetes no forno por cerca de 30 minutos (ou até ficarem douradas)... Depois, retira-as e deixa-as arrefecer sobre uma grelha.


Bom apetite

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Sem comentários:

Enviar um comentário