domingo, 11 de outubro de 2015

Creme de pasteleiro

Já tinha experimentado várias formas/receitas de creme de pasteleiro, mas nunca fiquei 100% satisfeita com nenhuma... até conseguir este... Este que é e será o meu creme de pasteleiro de eleição. É usado em muitas das minhas receitas, sendo que tem um gosto que me agrada bastante e que me satisfaz mais que os cremes que encontro nos pequenos bolos à venda nas pastelarias...


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Para este creme vais precisar de:

  • 1 chávena de açúcar
  • 1/2 chávena de água
  • 400ml de leite
  • 3 colheres de sopa de amido de milho
  • 6 gemas
  • 1/2 colher de sopa de manteiga

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Ferve a água com o açúcar por cerca de 5 minutos. Depois dessa calda pronta, retira-a do fogão e adicione a manteiga quando ela estiver morna. Num recipiente coloca o leite e o amido de milho e mistura com um fouet. Acrescenta as gemas, peneiradas, e mistura novamente. Depois de uniformemente misturado, junta esta mistura à calda do açúcar com a manteiga. Leva novamente ao fogão e mistura com a ajuda de um fouet até ficar um creme espesso. Deixa o creme arrefecer. Coloca-o num recipiente de vidro à medida e tapa com película aderente (o creme deve tocar na película). Reserva no frio até à hora de rechear.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Bom apetite!

2 comentários:

  1. A chávena tem medida mais o menos de quantos ml ?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Desculpe a demora na resposta...

    Uma chávena = 250ml
    Meia chávena = 125ml

    Obrigada!

    ResponderEliminar