Bom dia a todos(as)! Partilho hoje uma segunda receita de Jesuítas, bem conhecidos da pastelaria portuguesa. Desta vez, procurei o seu formato "traingular" mais habitual numa receita bem diferente da que já publiquei noutra altura. Vejam tudo...:
Para esta receita é preciso...
- 1 clara
- 180g de açúcar em pó
- (gotas de) sumo de limão
- 2 placas de massa folhada
Doce de ovos:
- 4 gemas (batidas)
- 120g de açúcar
- 70ml de água
- casca de limão
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Começa por separar as gemas das claras (reserva uma clara).
~
Prepara o doce de ovos:
Leva um pequeno tacho ao lume com: 70ml de água, 120g de açúcar e a casca de limão... Deixa ferver e engrossar até formar uma calda. Retira do lume (deixa arrefecer até ficar morna)... Depois de arrefecer, sempre sem parar de mexer, acrescenta as gemas (batidas) e leva novamente ao lume (brando) até engrossar... Reserva numa taça de vidro.
~
Num recipiente mistura o açúcar em pó, a clara e gotas de sumo do limão, até que fique numa espécie de "creme". Reserva.
~
(Pré-)Aquece o forno a 200ºC.
~
Desenrola as massas folhadas. Corta da uma ao meio (em comprimento) e divide depois em "triângulos" (sem bico) simétricos ao corte central [ver foto abaixo]... Barra metade dos "triângulos" com o doce de ovos...
...e, depois, sobrepõe sobre eles a metade simétrica dos "triângulos de massa folhada. Por cima, aplica o creme de açúcar e depois coloca-os num tabuleiro (mantem o papel vegetal que vem com a massa folhada, porém, corta depois os excessos que saem para fora do tabuleiro [ver foto abaixo]...
Sem comentários:
Enviar um comentário