Este é mais um doce típico desta época, na verdade, penso que é um doce natalício, mas também penso não haver problema em fazê-lo uns dias depois... Então, depois de estarem feitos, aí o único mal serão só mais uns "açúcares" talvez, se é que dá mesmo para importar com isso, já que depois de os provar, acho que ninguém encontrou neles nenhum mal ou problema! Adianto ainda que ficaram com uma textura ótima e que, tenho que o dizer, ficaram mais lindos e apetitosos ao vivo do que o que consegui capturar com as humildes fotografias que partilho abaixo. Espero (também) que gostem!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nesta receita usa(m)-se:
- 60g de açúcar
- 60g de manteiga (derretida)
- 4 ovos
- raspa de (uma) laranja
- sumo de (uma) laranja
- (uma pitada de) sal
- 50ml de aguardente (ou meio cálice)
- 600g de farinha
- óleo (para fritar)
- açúcar & canela (q.b.)
Numa batedeira* leva a amassar os seguintes ingredientes, sendo que deves começar por misturar o açúcar e a manteiga, e depois vais então acrescentando os ovos, a raspa e o sumo de laranja, sal, aguardente e, por fim, a farinha. [*Usei o robôt SKV 1200 A1 da SilverCrest, com o "gancho" (o equivalente às varas em "espiral" das batedeiras mais comuns)]. Depois da massa estar bem ligada, uniformizada e ter ganho elasticidade, deixa repousar por cerca de 45 minutos...
Depois da massa ter levedado, coloca-a sobre uma bancada enfarinhada e estende-a com a ajuda do rolo da massa até que fique fina (cerca de 1,5mm a 2mm de espessura)... Corta retângulos e faz cortes em cada retângulo para dar o efeito dos coscorões (que se vê nas fotos). Leva depois a fritar em óleo quente (170ºC) até que fiquem dourados de ambos os lados. Retira-os para um prato com papel absorvente antes de os passares (polvilhares) em açúcar com canela.
Bom apetite
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Sem comentários:
Enviar um comentário